terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Carta aos Senhores(as) Deputados(as) do RN.


Senhores (as) Deputados (as)

“Sou há favor que seja destinado 15% do FEC para o Sistema Estadual de Bandas de Musica – SEBAM”

LUIS ANTÕNIO DANTAS DE FRANÇA
Especialista em Educação Musical UFRN, Bacharel em Música UFRN, Técnico em Música UFRN habilitação em Saxofone. Músico integrante da Banda Sinfônica da Cidade do Natal, Maestro da Filarmônica de Santo Antônio RN e Maestro da Filarmônica de Monte Alegre. Diretor de Bandas da UNIBAN. Músico fundador da Filarmônica de Cruzeta e integrante da mesma até hoje. Presidente da Associação Cultural e Musical de Monte Alegre RN-ACUMA
Banda Filarmônica de Monte Alegre RN
Filarmônica de Santo Antônio-RN
União das Bandas do RN- UNIBAN – RN

Não podemos concordar com o percentual de 5% destinado as bandas pelo Fundo Estadual de Bandas - FEC. São 115 bandas atuantes no Rio Grande do Norte, e muitos prefeitos se movimentam no sentido de criar uma banda na sua cidade.
O setor de Bandas de Musica supre a ineficiência do estado, no ensino musical e na formação dos músicos do RN, sendo mais de 10.000 (DEZ MIL) envolvidos diretamente. Temos uma demanda histórica, que podemos - a partir dos recursos do FEC - reverterem em benefícios importantíssimos para o desenvolvimento musical do Estado. Podemos, por exemplo, promover eventos culturais e a cultura musical instrumental; fomentar o movimento de formação técnica como festivais, seminários, palestras; promover e difundir nossos valores criativos e pedagógicos, proceder a adequação e melhorias dos espaços; implantação e ampliação de bandas, revitalização de bandas sucateadas; fundar uma Banda  de referencia com jovens bolsistas de talentos acima da média, existentes por todas as regiões potiguares; incrementar algumas escolas das bandas com estrutura para implantação de cursos técnicos de musica ; e difundir os compositores, arranjadores, músicos e instrumentistas da bandas;  desenvolver programas de BOLSAS, possibilitar a participação de músicos potiguares em festivais de renome nacional e internacional; apoio a registros audiovisuais  fonográficos, literários; criar um banco de edição partitura e  implantar o ensino da musica a distancia através de multimídias; criar o museu das bandas do RN, além de possibilitar a contratação de mais Maestros capacitados para as Bandas, professores, melhorias de espaços físicos para as bandas, as quais muitas vezes funcionam em locais emprestados por outras entidades,Realização de mais seminários, encontros de bandas, cursos de formação e de capacitação para os maestros e músicos, realização de festivais e Concursos de Bandas os quais movimentaram e motivaram nossos músicos, Maestros e expandirá nossa cultura Musical.Criação do núcleo de Edição de Partituras o qual possibilitará as Bandas adquirirem repertório com mais facilidade pois a sua distribuição será gratuita,facilidade para adquirir material de consumo como palhetas, óleos e outros para as bandas, Montagem de Luterias para realização de cursos, de conserto e manutenção de instrumentos das bandas e dos músicos, Implantação de escolas de músicas, além da criação de uma Banda Referência integrada por músicos das diversas bandas do nosso estado, Geração de emprego e renda.
Em fim serão estes e muitos outros benefícios e resultados que poderemos alcançar com os recursos do FEC que a tempo buscamos e antes nunca tivemos para nossas bandas.
O governo só que nos dar 5% o que significa aproximadamente  750 mil reais, mais nós do movimento de bandas queremos no mínimo 15% o que representa cerca de 3 milhões de reais/ano para as bandas e para os músicos do estado.
 Por isso que conclamamos a todos (as) e dizemos que essa é a nossa hora, vamos descruzar os braços e mandar mensagem para os deputados/as  ( ja enviamos os endereços de emails) antes que seja tarde e o que vai nos restar é chorar o leite derramado.
É importante que entendamos que se tivermos 15% do FEC para o SEBAM iremos ter aproximadamente 3 milhões de reais/ano para as Bandas de Musica do estado o que significará: O fortalecimento da Nossa Cultura Musical, e a Renascimento do RN no Cenário Nacional com a sua maior cultura viva. As Bandas e Filarmônicas.

Luís Dantas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário